Home / Ciências / Por que a órbita da Terra está mais lenta nessa sexta-feira? entenda aqui

Por que a órbita da Terra está mais lenta nessa sexta-feira? entenda aqui

rbita-da-terra

 

Especificamente nessa sexta-feira, 6 de julho, a velocidade orbital da Terra está mais baixa do que o normal. Isso tem a ver com a distância entre o Sol e o nosso planeta, que está atualmente no afélio, que é o nome que se dá à maior distância que a Terra alcança em relação ao Sol durante sua órbita.

O afélio (“longe do Sol”, em grego) e sua contraparte, o periélio (“perto do Sol”, em grego) só são possíveis porque a órbita da Terra ao redor do Sol é elíptica, não forma um círculo perfeito. “No periélio, o Sol está a aproximadamente 147 milhões de quilômetros da Terra; no afélio está a uns 152 milhões de quilômetros do Sol”, detalha a astrofísica Nayra Rodríguez Eugenio, do Instituto de Astrofísica das Canárias, em Tenerife, na Espanha.

A velocidade da órbita da Terra é afetada por essa distância em relação ao Sol porque quanto mais longe da estrela, menor é a atração gravitacional que ela exerce sobre o planeta, por isso, durante o afélio, ocorre uma desaceleração.

Às 14 horas e 46 minutos (horário de Brasília) do dia 6 de julho, momento exato em que a Terra atinge o afélio, a velocidade orbital do planeta estará em torno de 105.444 quilômetros por hora, o que corresponde a cerca de 3600 quilômetros por hora a menos do que no periélio, quando essa velocidade é a maior possível.

Afélio, periélio e as estações do ano

Analisando os fenômenos, é fácil pensar que os pontos extremos da órbita terrestre são determinantes para as estações do ano, devido à maior ou menor aproximação em relação ao Sol, mas na realidade isso não acontece.

As estações do ano acontecem exclusivamente em função da inclinação do eixo de rotação da Terra, que expõe mais diretamente determinadas partes do globo à luz solar em determinadas épocas do ano. O afélio e o periélio têm seus possíveis efeitos anulados por uma série de fatores como atmosfera, maior ou menor concentração de água no local, entre outros.

Deixe seu comentário

Você pode Gostar de:

A Terra é Plana ou Redonda?

  Nos últimos tempos, surgiram novamente vozes apontando para o fato de que a Terra …

error: Content is protected !!