Home / Espaço / Curiosidades Sobre o Universo / Cientistas de Harvard acreditam que o universo pode ser devorado por uma superbolha

Cientistas de Harvard acreditam que o universo pode ser devorado por uma superbolha

 

Cientistas-de-Harvard-acreditam-que-o-universo-pode-ser-devorado-por-uma-superbolha

Um grupo de cientistas da renomada Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, publicou recentemente na revista Physical Review um estudo perturbador. Nele, os pesquisadores desenvolvem uma teoria na qual o universo poderia ser destruído por uma superbolha , que se expande na velocidade da luz e absorve toda e qualquer matéria ao seu redor.

A bolha em questão seria um instanton, um elemento que existe na matemática teórica para corrigir alguns aspectos inconclusivos das teorias mais importantes da academia. Ainda que sua existência seja meramente especulativa, os responsáveis pelo estudo acreditam que o instanton seja necessário para entender a relação do bóson de Higgs com uma partícula mais pesada, denominada quark.

Segundo esse modelo recente, o instanton aparecerá em centenas de bilhões de anos e por isso não é necessário se preocupar com o colapso imediato do universo. Uma parte do estudo, no entanto, sugere que há uma remota chance de essa superbolha já ter sido gerada.

Fonte: Live Science

Imagem: Maxal Tamor/Shutterstock.com

Deixe seu comentário
error: Content is protected !!